1 de mai. de 2012

Dois clássicos para fazer história

Times da Capital se enfrentam em confrontos repletos de coincidências. Leitores de Santa Catarina FC ajudam a dar um apelido para as duas partidas.


Existem várias versões para os números do clássico entre o Leão da Ilha e o Furacão do Estreito. A mais aceita entre elas é a do historiador Jairo Roberto de Souza, que escreveu o livro Figueirense x Avaí – o Clássico de Florianópolis.

Nestas estatísticas foram excluídos jogos que tiveram menos de 90 minutos de duração (como nos Torneios Início) e também partidas que não tiveram realização ou resultados comprovados.

Como na época não existiam as súmulas e nem sempre os jornais registravam os resultados das partidas, é muito difícil descobrir se os jogos aconteceram e quem foram os vencedores.

Tomaremos então os números de Jairo como base. A grande decisão do estadual deste ano entre Avaí e Figueirense acontecerá em duas partidas, sendo a primeira delas na Ressacada e a segunda no Orlando Scarpelli.

Os duelos são os jogos de número 399 e 400 da história do clássico. Atualmente, os dois clubes detém 15 títulos catarinenses cada um, servindo o clássico como desempate da disputa particular pela hegemonia do estado.

Outras coincidências envolvem esta disputa histórica. Até hoje, os dois times da Capital fizeram a final do estadual juntos apenas duas vezes.

Em 1975, a decisão aconteceu em três partidas, todas disputadas no estádio Orlando Scarpelli. Na primeira, vitória do Figueira por 3 a 2. O Leão deu o troco na disputa seguinte: 3 a 0.

No último e decisivo jogo o Furacão tinha a vantagem do empate, mas com um gol de Juti, o artilheiro do Catarinense daquele ano, o time do sul da ilha fez a 1 a 0 e se sagrou campeão estadual pela 11ª vez.

Gol de Juti estampou a capa do antigo jornal O Estado em 18/08/1975

A outra final do estado entre os rivais aconteceu 13 anos atrás, em 1999. Na oportunidade, a decisão foi realizada em duas partidas. No primeiro jogo, vitória avaiana por 2 a 0 na Ressacada, e o Leão precisava apenas de um empate no Estreito.

Para ser campeão, o Figueirense necessitava de uma vitória por qualquer placar no tempo normal e empatar na prorrogação. Vantagens de quem, assim como hoje, fez a melhor campanha.

Com o regulamento debaixo do braço, o Figueira venceu o jogo por 2 a 1. A prorrogação teve direito a gol anulado do Avaí. No final do tempo extra, 0 a 0, e redenção para o Furacão, que havia sido eliminado da Copa do Brasil pelo Leão.

A decisão de 99 também detém o recorde de maior público da história do confronto. Ao todo, 23.375 torcedores estiveram presentes no estádio Orlando Scarpelli e viram o título do Alvinegro.


Figueirense levava multidões ao estádio nos anos 90


Números gerais do clássico:

O Figueira tem oito vitórias a mais em clássicos do que o Avaí, equilíbrio impressionante em se tratando de uma disputa que ocorre há mais de 88 anos. Mesmo tendo vencido menos partidas, é o Leão quem fez mais gols e aplicou as maiores goleadas.

Jogos: 398
Vitórias do Figueirense: 140
Vitórias do Avaí: 132
Empates: 126
Gols do Avaí: 564
Gols do Figueirense: 518


2012:

Neste ano, dois clássicos já foram disputados, ambos no Campeonato Catarinense. Na primeira partida, vitória alvinegra na Ressacada por 1 a 0. No Orlando Scarpelli, o Figueirense chegou a ter vantagem de dois gols sobre o Leão, mas o time alviceleste conseguiu o empate e mantém um tabu de cinco anos sem perder no estádio do rival.


Clássicos 399 e 400:

Podemos perceber, através da história do confronto, o quão importantes serão os dois jogos disputados pelos times da Capital nos próximos domingos. O Figueirense tem melhor campanha e decide o campeonato em sua casa, onde tem dificuldades em vencer seu rival.

O Avaí entra mais uma vez vendo o Alvinegro favorito, e pode, como em tantas outras ocasiões, quebrar a escrita. Ainda assim, é preciso se lembrar da consistência do Figueira no Catarinense 2012. O time foi campeão dos dois turnos e mostra ter condições de ser o grande vencedor.

Ingredientes para uma grande decisão não faltam. A rivalidade que já mexe com a cidade de Florianópolis normalmente, esquenta ainda mais. O torcedor do time vencedor terá motivos de sobra para provocar o rival. Afinal, será o mais vezes campeão do estado, o que mais venceu decisões sobre o rival, possivelmente o ganhador do clássico 400...


Apelido para o clássico histórico:

Santa Catarina FC conta com você para dar nome aos clássicos de número 399 e 400, que decidem o Campeonato Catarinense 2012. O resultado será divulgado no sábado, no SCFC em Debate e também no domingo em texto no blog.

É rápido e fácil participar. Clique no link e participe, dando seu nome preferido para a disputa: http://bit.ly/onomedoclassico  

Nenhum comentário:

Postar um comentário